quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bromo

Bromo


O nome bromo deriva do grego bromos que significa mau cheiro.Este elemento é, juntamente com o mercúrio, um dos elementos líquidos à temperatura ambiente.

Bromo
ClBrI
Tabela periódica
Geral
Nome, símbolo, número
Bromo, Br, 35
Classe, Série química
Não-metal, representativo
(Halogênio)
Grupo, Período, Bloco
17 (VIIA), 4 , p
Densidade absoluta
3119 kg/m3 (300 K), NA
Cor e aparência
Marrom-avermelhado
Propriedades atómicas





Massa atómica
79,904(1) u
Raio atómico
115 (94) pm
Potencial de ionização

Descobridor

O bromo foi descoberto em 1826 em Montpellier, França, pelo químico francês Antoine J. Balard na água do mar e em Heidelberg pelo químico K. Lowig.


Ocorrência
O bromo é o vigésimo quinto elemento mais abundante na Natureza e é tão activo quimicamente que nunca ocorre livre mas sempre como um haleto. À excepção de alguns raros sais de prata, não existem minérios onde o bromo seja o principal constituinte. Existem depósitos de sal (salmoura), em diversas partes do mundo, onde se encontram vestígios de bromo e de outros elementos, em virtude da evaporação da água de mares pré-históricos. A água dos oceanos contém cerca de 67 mg de bromo por litro e é a partir dela que o bromo é extraído comercialmente. Os principais produtores mundiais são os EUA, Israel e a Alemanha

Aplicações

O bromo molecular é empregado na fabricação de uma ampla variedade de compostos de bromo, usados na indústria e na agricultura. Tradicionalmente, a maior aplicação do bromo tem sido para a produção de 1,2-dibromoetano, que é usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetil de chumbo.
O bromo é empregado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia ( brometo de prata, AgBr ), desinfetantes, inseticidas e outros.
Também para a obtenção de brometo de hidrogênio:
Br2 + H2 → 2HBr

Ação Biológica

O bromo é bastante nocivo tanto no estado líquido como no gasoso. Como líquido ataca a pele provocando fortes irritações ou mesmo necroses. A exposição a vapores de bromo causa uma dolorosa irritação dos olhos bem como a inflamação do sistema respiratório. A concentração máxima permitida, numa exposição de oito horas, é de apenas 1 ppm. As fábricas que produzam ou utilizem bromo devem ter cuidados especiais de segurança e uma boa ventilação. Muitos compostos de bromo têm uma acção fisiológica importante. Daí que seja utilizados como sedativos, anestésicos ou anti-sépticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário